Ministério da Saúde anuncia programa para ampliar acesso a especialistas no SUS
O Ministério da Saúde lançou no último dia 8 o Programa Mais Acesso a Especialistas. A proposta é reduzir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do fortalecimento do SUS Digital, facilitando o acesso a informações e ampliando o potencial de atendimentos remotos. Dados da pasta mostram que 99,9% dos municípios já aderiram ao SUS Digital.
Atualmente, serviços públicos e privados de saúde recebem recursos e são avaliados por fazerem procedimentos como consultas e exames. O foco, portanto, não é o cuidado integral do paciente ou a resolução do problema por meio da conclusão do diagnóstico e da oferta de tratamento em tempo hábil. A partir de agora, segundo o ministério, serviços públicos e privados serão estimulados a ampliar a oferta para o SUS baseados nessa nova lógica.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, explica que com o Programa Mais Acesso a Especialistas pacientes terão a partir de agora uma oferta integrada no cuidado de sua saúde.
“Com o modelo que nos anunciamos nesse programa, o paciente começa a ser tratado já na Unidade Básica de Saúde. Ali ele vai ter a possibilidade da teleconsulta, haverá contato entre o médico da família e o especialista. Nós vamos trabalhar para que haja todo o histórico dele a fim de ofertar um atendimento integrado, com tudo o que ele precisa para o seu problema de saúde. Então, ele vai fazer a consulta, vai fazer o exame e vai fazer o procedimento, se houver a necessidade. Isso tudo dentro de um pacote, numa oferta integrada no cuidado que o paciente precisa”.
O novo modelo de atendimento proposto visa reduzir a quantidade de lugares que o paciente precisa ir e integra exames, consultas e acompanhamentos. A expectativa do governo é que, com o Programa Mais Acesso a Especialistas, cada cidadão e profissional de saúde possa também monitorar o ciclo de cuidado no SUS por meio de tecnologias como o aplicativo Meu SUS Digital. O app funciona como uma espécie de prontuário na palma da mão, com todo o histórico do paciente.
Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo
A Central de Notícias da Rádio ALVORADA é uma iniciativa do Projeto “RED PILL E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.