Quais gastos com saúde podem ser deduzidos no Imposto de Renda?

Um dos melhores meios de se pagar menos ou até mesmo ter algum dinheiro restituído na declaração do Imposto de Renda é declarando alguns gastos com saúde. Entretanto, não é qualquer gasto com o titular ou os dependentes que é passível de dedução no Imposto de Renda.

A professora Mariana Campagnoni, do departamento de Ciências Contábeis e Finanças da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), explica que podem ser deduzidas “despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, bem como as despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, ortopédicos e próteses. O contribuinte pode incluir tanto gastos seus quanto aqueles destinados a dependentes e alimentandos, desde que os alimentandos sejam designados judicialmente”.

Vale ressaltar que despesas com medicamentos não podem ser deduzidos do Imposto de Renda. A declaração do Imposto de Renda 2024 pode ser feita até o dia 31 de maio.

A Central de Notícias da Rádio Tiradentes é uma iniciativa do Projeto “As minorias identitárias”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Vídeo

Informativo