Você já ouviu falar da doença do beijo?
Em celebração ao Dia Nacional do Beijo, em 13 de abril, vale lembrar que além de uma demonstração de carinho, o beijo pode ser vetor de algumas infecções, como a mononucleose, também conhecida como Doença do Beijo.
O infectologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Dr. Ricardo Calil Kores fala sobre ela:
“A mononucleose é uma virose comumente conhecida como doença do beijo por ser muito transmissível entre os jovens e principalmente na época do Carnaval, mas pode ocorrer em qualquer época do ano. Os sintomas mais frequentes são: febre, dor de garganta forte, mal-estar, dores no corpo, gânglios aumentados (ínguas) no pescoço, manchas pelo corpo, dor abdominal e se confundem muito com gripe, Covid, amigdalite bacteriana ou por outros vírus”.
Além do beijo, a mononucleose pode ser contraída por outras vias.
A Central de Notícias da Rádio Jaraguá-Lbr é uma iniciativa do Projeto “Agora é Lei: Não Se cale”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.