Dia da Consciência Negra vira Feriado Nacional
A Câmara dos Deputados aprovou esta semana o projeto de lei 3268/21, que estabelece o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, como feriado nacional.
A relatora da proposta, deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a recém-criada bancada negra escolheu a criação do feriado como marco do início de seus esforços para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial. “Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, disse. Na votação, ela também fez deferência ao senador Paulo Paim, relator da proposta no Senado, e à deputada Benedita da Silva.
A partir de 2024, a data, até então feriado em apenas 6 estados e cerca de 1200 cidades do país, passa a ser chamado Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A Central de Notícias da Rádio ÁGUIA DOURADA é uma iniciativa do Projeto “MARCHINHAS: O REGISTRO DA MEMÓRIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.